Alitalia

A companhia aérea italiana Alitalia foi fundada em 16 de setembro de 1946, tendo realizado o voo inaugural a 5 de Maio de 1947 com uma aeronave Fiat G-12 Alcione que fez a viagem entre Turim, Roma e Catânia. Naquele ano a companhia atingiu o número de 10.000 passageiros transportados. No ano seguinte, em Março de 1948, a companhia faz o seu primeiro vôo intercontinental tendo partido de Milão com destino a diversas cidades da América do Sul (Natal, Rio de Janeiro e Buenos Aires), depois de fazer escala em Dakar, no Senegal. Em 1957, a companhia adquiriu a Linee Aeree Italiane, ficando com o nome oficial Alitalia Linee Aeree Italiane.

Ao longo das décadas a companhia se desenvolveu através da expansão da sua frota e a abertura de novos destinos domésticos, europeus e internacionais, tornando se numa imagem de marca da Itália.

Na década de 90, a companhia transportou mais de 25 milhões de passageiros. Em 1997 criou a subsidiária regional Alitalia Express (para vôos domésticos e voos de curto alcance para destinos europeus) e em 2001 juntou-se à aliança mundial de companhias aéreas SkyTeam. Em novembro de 2003, a empresa anunciou o corte de 2.700 funcionários para preparar a companhia para a fusão com o grupo Air France KLM. Em abril de 2004, a Alitalia adquiriu a falida linha aérea regional Gandalf Airlines, para ter direito a maior participações em aeroportos Europeus, principalmente Milão (Linate) e Paris (Charles De Gaulle).

Depois do fracasso nas negociações para a venda da companhia aérea para o grupo Air France/KLM, no começo de 2008, em 28 de agosto, a Alitalia pediu ao Tribunal de Roma autorização para declarar estado de insolvência, e assim receber uma administração extraordinária para sair da grande crise financeira na qual se encontra. Esta declaração é parecida com a nova lei de falências que vigora no Brasil, na qual o caso mais famoso foi da Varig, que entrou primeiramente em processo de recuperação judicial.

O administrador extraordinário, escolhido pelo Primeiro Ministro Silvio Berlusconi, é o ex-ministro da Fazenda, Augusto Fantozzi.

No momento, o grupo Air France/KLM e a Lufthansa já demonstraram interesse em adquirir parte da empresa aérea.

Em 2008 ALITALIA LINHAS AEREAS deixou de existir e nasceu a ALITALIA LINHAS AEREAS ITALIANAS. Essa nova empresa nasceu da divisão da Alitalia sem dividas da Alitalia com dividas e da fusão com Airone Linhas Aereas. Hoje Alitalia é também conhecida como NOVA ALITALIA.

Em 2009 foi vendia a Air France 25% do capital da empresa com opção de aumento da sua participação no capital da empresa, em 2013 ano que acaba obrigação da atual dona a Holding chamada CAI de manter a sua maioria das ações na Alitalia.

Em 2010 a Air France é o maior acionista isolado da Alitalia (o que dizer que Air France nao tem a maioria das Ações em absoluto mas ela detém o maior número de ações em confronto aos outros acionistas singulares.) Air France Group tem planos de unir a Alitalia com suas subsidiárias Air France-KLM-E DELTA AIRLINES. Assim fazendo ela poderá retornar a ser a maior companhia aérea do mundo, posição perdida depois da fusão da Continental Airlines com a United Airlines. Atualmente entre essas empresas tem somente um acordo de compartilhamento de rotas, entre a Europa e os Estados Unidos.

Fonte: Wikipedia.

    SEGURANÇA E CERTIFICAÇÃO

  • Site seguro com criptografia (SSL) homologado pela USERTrust Network
  • Agência responsável pelos serviços é filiada a Associação Internacional de Transportes Aéreos
  • Agência responsável pelos serviços é regularizada pelo Ministério do Turismo
  • Agência responsável pelos serviços é filiada na Associação Brasileira das Agências de Viagens
  • FORMAS DE PAGAMENTO

  • REDES SOCIAIS

    SEGURANÇA E CERTIFICAÇÃO

  • Site seguro com criptografia (SSL) homologado pela USERTrust Network
  • A agência responsável pelos serviços é cadastrada na CADASTUR
  • Agência responsável pelos serviços é regularizada pelo Ministério do Turismo
  • A Operadora Digital é a responsável pelas emissões dos bilhetes, passagens rodoviárias e hospedagens. Empresa registrada ABAV-MG